PREFEITURA DIVULGA DADOS SOBRE O DÉFICIT HABITACIONAL

PREFEITURA DIVULGA DADOS SOBRE O DÉFICIT HABITACIONAL


Publicado em: 31/01/2022 00:01 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal

Whatsapp

 

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL DA PREFEITURA DIVULGA DADOS SOBRE O DÉFICIT HABITACIONAL DE QUEDAS DO IGUAÇU
 

Desde o início da sua gestão, o prefeito Élcio Jaime da Luz  tem se reportado à questão habitacional do município e fazendo gestões  junto ao Governo do Estado para a  execução de um ousado plano Habitacional que constitui na  construção  de 500 moradias em 4 anos.
O déficit habitacional  do município alcança a extraordinária  cifra de  2 mil e 400 habitações,  de acordo com  levantamento efetuado  pela Secretaria de  Assistência  social  da Prefeitura,   em novembro de 2021,  em conformidade com  sistema da COHAPAR.  Mas,   para viabilizar o estoque de moradias e atender as necessidades  das famílias de baixa renda,   a Prefeitura necessita de  terrenos e,  atualmente,  o poder público não possui  áreas de terra suficientes  para executar o projeto habitacional.   Deste modo,  o município  procurou firmar parceria com a empresa ARAUPEL,  que dispõe da fração ideal  de terreno,  todavia  parte da extensão  está ocupada  de forma irregular por famílias de sem teto.   O terreno a que nos referimos está localizado às margens da estrada municipal,  sentido Linha Tapuí,  proximidades do IFPR (Instituto Federal do Paraná),  local onde foram erguidos centenas de barracos, ocupando um espaço  de aproximadamente  15 hectares, inclusive parte de área protegida (APP)  na chamada “Invasão do Jagoda”.   Neste espaço, a Prefeitura pretende construir casas populares, através do programa Casa Fácil do Governo do Paraná,   onde a  Cohapar financia diretamente a construção de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos e é  executado em áreas doadas pelo município. 

Outro projeto do Governo do Estado na área habitacional e que será executado em Quedas do Iguaçu é o Condomínio do Idoso, através do Programa Viver Mais Paraná ,  voltado às pessoas idosas.  São condomínios com toda a infraestrutura para atender exclusivamente  pessoas de baixa renda, com mais de 60 anos.